-
Arquitetos: André Campos | Joana Mendes - Arquitectos
- Área: 810 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Alexander Bogorodskiy
Descrição enviada pela equipe de projeto. A área de implantação localiza-se a Norte da cidade de Chaves, junto à entrada da cidade, com uma ligação franca com a A24.
O local destinado à implantação do novo edifício do Centro Coordenador de Transportes, localiza-se numa área em desenvolvimento, uma vez que parte do Plano de Pormenor da Fonte do Leite ainda não foi executado, sendo que: a Nascente, localiza-se uma área já urbanizada e parcialmente construída, no entanto mantêm-se por concluir a totalidade das construções previstas no Plano; a Norte, o eixo 3 – Via Distribuidora e a Sul localiza-se o Estádio do Flaviense.
Dadas estas premissas e sem grandes referências na envolvente, propomos um edifício/cobertura, anónima, em estrutura metálica, que procura dar resposta a um programa específico; em resumo, procuramos construir uma parte da cidade em que os fragmentos existentes: o estádio as edificações existentes, a estrutura do centro de transportes e o novo espaço verde, tivessem um sentido e escala entre eles.
Foi nossa preocupação estabelecer uma relação/diálogo com a topografia existente, estabelecendo uma ligação entre as diversas cotas do terreno, permitindo o acesso directo ao recinto através de diferentes níveis, de modo a facilitar/responder ao esquema de funcionamento previsto pelo Dono de Obra. Com os pressupostos descritos anteriormente, propomos a criação de um novo volume/cobertura, que procura estruturar e organizar o território.
Uma cobertura em estrutura metálica, rectangular que agrupa a totalidade do programa: 7 cais de embarque/desembarque parcialmente cobertos, um volume em betão aparente que contempla 2 gabinetes, instalações sanitárias e área destinada a arrumos/espaços técnicos. A cobertura, com aproximadamente 65m de comprimento, 11m de largura e 4,5m de altura, á apoiada numa estrutura regular e linear de pilares metálicos.
Independente da estrutura metálica, propomos a criação de um volume revestido pelo exterior a betão bujardado e pelo interior a bloco de betão à vista, onde o programa é distribuído: 2 gabinetes, instalações sanitárias e arrumos/área técnica. O acesso ao volume é garantido por duas entradas independentes: uma que permite o acesso à área dos gabinetes e uma outra com acesso independente às instalações sanitárias; estão opção permite a total independência dos dois programas.
O novo espaço verde/parque urbano foi desenhado com o objectivo de servir não só o Centro de Transportes como também a cidade de Chaves. Se tal acontecer, e eu gostava que isso acontecesse, é porque a intervenção funciona e resultou…